Receitas

Por que você tem que comer ovos habitualmente?

O ovo é um dos alimentos mais nutritivos que existem. É rico em proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais e é um alimento fácil de cozinhar. Geralmente todo mundo gosta de comer ovos.

Neste artigo, mostraremos todos os seus benefícios, que mostram que você pode comer ovos com mais frequência do que acreditamos.

Comer ovos: que substâncias ingerimos?

O ovo é um alimento que fornece muitos nutrientes e, portanto, possui um grande valor nutricional.

  • É muito rico em proteínas de alta qualidade biológica, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais nas quantidades adequadas para o nosso corpo.
  • Contém vitaminas do complexo B (B1, B3, B12, ácido fólico e biotina), A, E e D.
  • Contém minerais como selênio, zinco, fósforo e ferro.

A maioria dos componentes está localizado na gema, enquanto a prote i estão contidas principalmente nell’albume.

omelete no prato

Benefícios para a saúde

  • Graças aos seus componentes e, em particular, ao seu teor de proteínas, é ideal para atletas, mulheres grávidas e crianças .
  • Seu conteúdo de vitaminas B ajuda a obter energia, equilibrar o sistema nervoso e melhorar as funções cerebrais .
  • Seu conteúdo de vitamina D ajuda a absorver cálcio e evitar doenças como osteoporose ou outros problemas ósseos .
  • É ideal em casos de anemia, graças ao seu teor de ferro e outros sais minerais.
  • É um alimento fundamental nas fases de recuperação e convalescença porque, além de muito nutritivo, geralmente não cria problemas de digestão.
  • O selênio e o zinco fazem dele um alimento altamente antioxidante , o que ajuda a evitar o envelhecimento celular.
  • Graças à luteína presente entre seus componentes, o ovo ajuda a prevenir problemas de visão causados ​​pelo envelhecimento, como degeneração macular ou catarata .
  • Com o ovo cru, você pode preparar máscaras muito hidratantes para a pele e cabelos, misturando-os com ingredientes ricos em óleo de oliva ou óleo de amêndoa, aveia ou levedura de cerveja. Recomendamos especialmente em casos de pele seca e cabelos danificados ou com pontas duplas.

Quantos ovos você pode comer?

Há alguns anos, começa a dizer que você não deve comer mais de três ovos por semana, porque eles podem aumentar significativamente os níveis de colesterol e triglicerídeos .

No entanto, essa alegação perdeu força, pois foi demonstrado que o que causa o aumento desses níveis é o consumo de gorduras trans, a combinação com o restante dos alimentos ou, ainda, sofrer situações de estresse contínuo.

Podemos comer ovos quase todos os dias , dependendo da nossa situação pessoal e sempre levando em consideração que devemos combiná-los com vegetais, além de estarmos cientes de que são proteínas animais e que, portanto, não seria necessário incluir carne ou peixe na mesma refeição.

Além disso, se você deseja perder peso ou reduzir os triglicerídeos, evite comê-los fritos ou com molhos e assim por diante.

Por exemplo, você também pode alternar ovos de galinha com ovos de codorna.

ovos cortados

Como cozinhá-los?

O ovo oferece muitas possibilidades na cozinha:

  • Frito . De preferência em azeite, com um pouco de alho e sal marinho.
  • Difícil . M ettetele em uma panela com água fria apenas cobrindo os ovos. D no momento da fervura , cozinhe por 8 minutos, não mais para evitar as substâncias sulfurosas que dão um cheiro forte e uma aparência acinzentada à gema.
  • Quente . Cozinhe o ovo por um curto período de tempo e passe-o imediatamente em água fria para parar de cozinhar e fazer com que o ovo permaneça semi-cozido, ideal para molhar o pão.
  • Mexidos . Cozinhe em uma panela, como se estivesse frito, mas virando-o com uma colher de pau. É delicioso com alho, camarão, cogumelos ou queijo.
  • Omelete . Prepare batendo o ovo e fritando em uma panela. Você pode adicionar batatas, legumes, champignon, ervilha etc.

Além disso, não se esqueça que muitas receitas já incluem ovos, como maionese, panificação, pão de ló, merengues etc.

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