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Excesso de cúrcuma tem efeitos colaterais?

A cúrcuma é uma especiaria amarela popular originária do sul da Ásia. É um ingrediente essencial em muitos pratos indianos.

Também é consumido por seus benefícios à saúde. Suplementos de açafrão, ou curcumina – seu principal ingrediente ativo – estão se tornando cada vez mais comuns.

No entanto, algumas pessoas estão preocupadas com os possíveis efeitos colaterais dos suplementos de açafrão e curcumina em altas doses. Esta revisão analisa as evidências.

O que é açafrão?

A cúrcuma, também conhecida pelo nome científico Curcuma longa , é um tempero indiano antigo, erva medicinal e corante alimentar da família do gengibre .

Seus caules de raiz, chamados rizomas, são amarelos ou alaranjados. Eles geralmente são secos e moídos em pó, e são ricos em curcuminóides, compostos vegetais responsáveis ​​pela cor característica da açafrão.

Açafrão é um ingrediente essencial nos caril indianos, com seu sabor descrito como amargo e picante. Quase toda a cúrcuma do mundo é cultivada e consumida na Índia.

Consiste principalmente em carboidratos, principalmente amido e fibra. No entanto, como todas as especiarias, açafrão contém numerosos compostos vegetais e nutrientes.

Os principais compostos ativos do açafrão são os curcuminóides. Eles são responsáveis ​​pela cor amarelo-alaranjado do açafrão e pela maioria de seus benefícios à saúde.

O curcuminóide mais amplamente estudado é a curcumina, que pode constituir cerca de 3% de açafrão (1 Fonte Confiável)

Além disso, açafrão comercial ou pós de curcumina geralmente contêm aditivos. Isso inclui dióxido de silício, um agente antiaglomerante que evita o aglomerado.

Alguns pós baratos de açafrão também podem conter aditivos ilegais que não estão listados nos rótulos. A adulteração de açafrão é discutida em mais detalhes abaixo.

RESUMO: Açafrão é um tempero popular amarelo-laranja. Também é usado como corante alimentar e suplemento alimentar. Pensa-se que o composto curcumina seja responsável pela maior parte de seus benefícios à saúde.

Por que as pessoas comem açafrão?

Açafrão é usado como tempero e corante alimentar, adicionando sabor e cor aos alimentos.

Mas também foi consumido por seus benefícios à saúde, todos atribuídos à curcumina, seu principal ingrediente ativo.

Os suplementos de curcumina têm os seguintes benefícios, para citar alguns:

  • Inflamação reduzida: crónica inflamação está associada a diversas doenças. Estudos mostram que os suplementos de curcumina podem reduzir os níveis de marcadores inflamatórios (2 Fonte Confiável)
  • Status antioxidante aprimorado: a curcumina e outros curcuminóides são poderosos antioxidantes que podem melhorar seu status antioxidante (3 Fonte Confiável)
  • Melhor função dos vasos sanguíneos: estudos sugerem que os suplementos de curcumina podem promover a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo e reduzindo a pressão arterial (4 Fonte Confiável, 5 Fonte Confiável)
  • Risco de ataque cardíaco reduzido: eles também podem diminuir o risco de ataques cardíacos, possivelmente por seus efeitos anti-inflamatórios (6 Fonte Confiável)

Este artigo contém mais informações sobre os benefícios de açafrão para a saúde.

RESUMO: Além de usar açafrão como tempero e corante alimentar, as pessoas comem por seus benefícios à saúde.

Efeitos adversos da açafrão e curcumina

Açafrão e curcumina, seu principal ingrediente ativo, são geralmente considerados seguros e sem efeitos colaterais graves (7 Fonte Confiável, 8 Fonte Confiável)

No entanto, algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais quando os tomam em grandes doses como suplementos.

Açafrão

Açafrão contém cerca de 2% de oxalato . Em doses altas, isso pode contribuir para cálculos renais em indivíduos predispostos (9 Fonte Confiável)

Além disso, nem todos os pós de açafrão comercial são puros. Alguns são adulterados com ingredientes mais baratos e potencialmente tóxicos, não listados no rótulo.

Estudos revelaram que os pós de açafrão comercial podem conter cargas como amido de mandioca ou cevada, trigo ou farinha de centeio (10 Fonte Confiável)

Comer açafrão que contém farinha de trigo, cevada ou centeio causará sintomas adversos em pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca.

Alguns pós de açafrão também podem conter corantes alimentares questionáveis, que são adicionados para melhorar a cor quando os pós de açafrão são diluídos com farinha.

Um corante alimentar freqüentemente usado na Índia é o amarelo de metanil, também chamado de amarelo ácido 36. Estudos em animais mostram que o amarelo de metanil pode causar câncer e danos neurológicos quando consumido em grandes quantidades (11 Fonte Confiável, 12 Fonte Confiável, 13 Fonte Confiável)

Embora os efeitos tóxicos do amarelo de metanil não tenham sido investigados em seres humanos, é ilegal usá-lo nos Estados Unidos e na Europa.

Alguns pós de açafrão também podem ter alto teor de chumbo, um metal pesado que é especialmente tóxico para o sistema nervoso (14 Fonte Confiável, 15 Fonte Confiável)

RESUMO: Açafrão puro é considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, os pós de açafrão às vezes podem ser adulterados com cargas baratas, como amido de trigo e corantes alimentares questionáveis. Eles podem até conter chumbo.

Curcumina

Os suplementos de curcumina são considerados seguros e nenhum efeito colateral adverso foi relatado em doses baixas.

Um estudo em 10 adultos descobriu que tomar 490 mg de curcumina diariamente durante uma semana não causou efeitos colaterais (16 Fonte Confiável)

Outros estudos mostraram que tomar doses de 1.200 a 2.100 mg de curcumina por dia durante 2 a 6 semanas não levou a efeitos adversos aparentes (17 Fonte Confiável, 18 Fonte Confiável)

No entanto, uma pequena proporção de pessoas pode experimentar alguns efeitos colaterais leves em doses mais altas. Estes podem incluir:

  • Problemas digestivos: as pessoas podem ter problemas digestivos leves, como inchaço , refluxo ácido , flatulência e diarréia em doses diárias superiores a 1.000 mg (19 fonte confiável, 20 Fonte Confiável)
  • Dor de cabeça e náusea: doses de 450 mg ou mais podem causar dor de cabeça e náusea em um pequeno número de pessoas (20 Fonte Confiável, 21 Fonte Confiável)
  • Erupção cutânea: as pessoas relataram erupção cutânea após tomar uma dose de 8.000 mg de curcumina ou mais, mas isso parece ser muito raro (20 Fonte Confiável)

Doses extremamente altas de 1.170 mg por libra (2.600 mg / kg) de peso corporal diariamente por 13 semanas ou até dois anos, podem causar alguns efeitos colaterais graves em ratos.

Isso incluiu um aumento no tamanho do fígado, pêlos manchados, úlceras estomacais, inflamação e um risco aumentado de câncer de intestino ou fígado (22 Fonte Confiável)

No entanto, a dose produz o veneno. Atualmente, não há evidências de que quantidades mais baixas de curcumina causem sérios efeitos colaterais em humanos quando tomadas por curtos períodos, embora estudos humanos sobre os efeitos a longo prazo estejam ausentes.

RESUMO: Altas doses de curcumina podem causar efeitos colaterais leves em algumas pessoas, mas geralmente são consideradas seguras. Os efeitos a longo prazo de tomar curcumina em humanos são desconhecidos.

Quanto é muito?

Não há recomendações oficiais para a ingestão de açafrão e o nível máximo tolerável de ingestão não foi identificado.

No entanto, como regra geral, você não deve exceder as recomendações de dosagem encontradas nos rótulos dos suplementos.

Por outro lado, existem algumas diretrizes oficiais para a ingestão de curcumina.

O Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares da FAO / OMS (JECFA) estabeleceu a ingestão alimentar aceitável em 1,4 mg por libra (3 mg / kg) de peso corporal por dia ( 23 ).

Para um homem de 81 kg, isso se traduz em 239 mg por dia.

No entanto, uma revisão concluiu que doses de 3.600 a 8.000 mg por dia não causam efeitos colaterais graves. Outro estudo mostrou que doses únicas de 12.000 mg foram bem toleradas (20 Fonte Confiável, 24 fonte confiável)

RESUMO:Não há diretrizes oficiais para a ingestão de açafrão, mas o nível aceitável de curcumina é de 1,4 mg por libra (3 mg / kg) de peso corporal.

Como garantir a qualidade da cúrcuma

Alguns pós de açafrão contêm cargas baratas não mencionadas nos rótulos .

Estes pós adulterados são difíceis de identificar sem uma análise química. Sua melhor aposta é escolher açafrão certificado por uma agência respeitável.

Por exemplo, você pode procurar açafrão certificado como orgânico pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Se você estiver tomando suplementos de açafrão ou curcumina, selecione suplementos que tenham uma certificação de qualidade por terceiros. Várias empresas fornecem certificações de qualidade para fabricantes de suplementos.

Isso inclui a NSF International , a Informed Choice e a Convenção Farmacopeia dos EUA (USP) . Procure o selo na embalagem dos produtos ou acesse os sites deles para ver quais suplementos eles certificaram.

RESUMO: compre seus suplementos de açafrão e curcumina de fornecedores confiáveis ​​e escolha produtos certificados por terceiros respeitáveis.

A linha inferior

Açafrão e suplementos de curcumina não parecem ter efeitos colaterais graves.

No entanto, algumas pessoas podem ter um leve desconforto, como dores de cabeça ou diarréia, em altas doses.

Lembre-se de que açafrão de baixa qualidade pode ser adulterado com enchimentos baratos, como amido de trigo, o que causará sintomas adversos em pessoas com intolerância ao glúten.

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