Relacionamento

Amor, de fato: 11 dicas para reduzir o estresse no relacionamento

Todo relacionamento passa por seus altos e baixos, suas reviravoltas. Aumentar o estresse do trabalho, escola, família, dinheiro e saúde pode fazer com que os solavancos diários na estrada pareçam uma montanha-russa em um relacionamento.

Como você pode ajudar seus relacionamentos, românticos ou não, a permanecerem saudáveis ​​e significativos no ambiente de alto estresse e ritmo acelerado de hoje? O próprio Cupido científico da ASU, Ashley Randall, professor associado de aconselhamento e aconselhamento psicológico na Faculdade de Ciências e Artes Integrativas , examina como os casais podem lidar com o estresse no contexto dos relacionamentos. Sua pesquisa investiga o impacto de experiências estressantes no bem-estar individual e na regulação emocional dos casais.

Com base em sua experiência e experiência em pesquisa, Randall quer que você mantenha essas coisas em mente quando o Dia dos Namorados se aproxima.

1. Mesmo solteiro, continue lendo

Todos os relacionamentos, românticos ou não, podem se beneficiar da reflexão. Randall diz que colegas de quarto, colegas de trabalho e amigos podem manter seus relacionamentos de forma semelhante aos parceiros românticos porque contêm muitos dos mesmos ingredientes-chave.

(Nota: Ao longo desta história, a palavra “casal” refere-se a qualquer relacionamento emparelhado.)

2. Saiba quando deixá-lo na porta

O estresse fora de um relacionamento geralmente se manifesta como estresse dentro de um relacionamento se o estresse não for compartimentado adequadamente.

“O estresse que experimentamos fora de nosso relacionamento afeta o relacionamento, mesmo que não estejamos pensando sobre isso ou reconhecendo que isso acontece”, diz Randall.

Randall incentiva os parceiros a reconhecer se um estressor é externo (originado fora do relacionamento) ou interno (originado dentro do relacionamento), trabalhar para identificar de onde vem o estresse e, em seguida, lidar com ele de forma adequada. Trazer o estresse que está enraizado em amizades, trabalho, escola etc. no relacionamento pode criar um efeito de transbordamento que cria ou piora os problemas de relacionamento.

Então, se seu colega de trabalho foi irritante no trabalho hoje ou o trânsito no caminho para casa foi atroz, reconheça isso e tente comunicar esse estresse de uma maneira que seu parceiro possa ouvir em vez de descontar em seu parceiro.

3. Coloque os sapatos deles, não na ponta dos pés

Embora você não tenha passado pelas mesmas provações e tribulações que seu parceiro, Randall afirma que os parceiros ainda podem se conectar com os sentimentos e sentimentos que cercam uma situação para ajudar a navegar juntos pelas dificuldades.

“Alguém não precisa ter a mesma experiência vivida para fornecer o apoio que seu parceiro precisa. Na verdade, está na base da compreensão”, diz Randall. deriva de.”

4. Substitua ‘eu’ por ‘nós’

Quando casais, amigos ou colegas usam pronomes plurais para falar sobre seu relacionamento, é um bom indicador de uma identidade compartilhada.

“Os casais são capazes de ajudar um ao outro a lidar com os estressores quando são capazes de conceituar o estressor ou desafio como algo que ambos precisam enfrentar juntos”, diz Randall. “Casais que são capazes de fazer isso [usando a linguagem ‘nós’] têm melhores resultados.”

Ela acrescenta: “A união é fundamental”.

5. Identifique sua linguagem de estresse

Você pode conhecer sua linguagem do amor, mas conhece sua “linguagem do estresse”?

Mais de 93% da comunicação humana é não-verbal. Linguagem corporal, expressões faciais, sons auditivos e métodos de comunicação escrita podem transmitir estresse sem que uma palavra tenha sido dita.

“Se chego em casa depois de um longo e estressante dia de trabalho e estou evitando conversar e não consigo verbalizar esse estresse, ainda estou comunicando meu estresse de outras maneiras”, diz Randall.

A chave é entender como você comunica seu estresse e como seu parceiro comunica seu estresse para facilitar uma comunicação eficaz, apesar de quaisquer diferenças entre essas “linguagens de estresse”.

6. Desligue o telefone

As pessoas estão constantemente em seus telefones enviando mensagens de texto, percorrendo o Twitter ou o Instagram e verificando as últimas notícias e e-mails. A crescente confiança das pessoas em seus telefones está sendo prejudicial para os relacionamentos.

O problema é tão desenfreado que tem um termo, tecnoferência – a mera presença de tecnologia diminuindo as percepções da qualidade do relacionamento entre os indivíduos.

E para aqueles de nós que pensam que a multitarefa é possível, a ciência discorda. Leva mais de 60 segundos para alguém se concentrar novamente em uma conversa depois de se envolver com a tecnologia de qualquer forma.

“Como estamos constantemente imersos em tecnologia, não estamos tendo as interações de qualidade que aconteceriam se estivéssemos sentados frente a frente”, diz Randall. “Guarde seus telefones celulares, esteja presente e realmente converse.”

7. Certifique-se de que a comunicação seja uma via de mão dupla

No setor imobiliário é tudo sobre localização, localização, localização. Nos relacionamentos é tudo sobre comunicação, comunicação, comunicação. Mas o que realmente implica uma boa comunicação em um relacionamento?

“Comunicação saudável é ser aberto e honesto com quem você está”, diz Randall.

Mas falar abertamente é apenas metade da equação. Os parceiros também precisam abrir os ouvidos.

“Eu posso comunicar meu estresse, mas se as pessoas não estiverem me ouvindo ativamente, isso não é muito útil e construtivo. A outra pessoa precisa responder a tudo o que você está comunicando”, observa ela.

8. Dê uma dica dos Rolling Stones

Ao se comunicar com seu parceiro, você nem sempre ouvirá ou sentirá o que deseja, mas poderá descobrir que consegue o que precisa.

Randall afirma que a boa comunicação nem sempre se apresenta como uma conversa agradável em que cada parceiro concorda com o que o outro está dizendo. Em vez disso, validar as experiências uns dos outros e refletir juntos sobre o significado mais profundo do que cada pessoa está transmitindo e avançar para entender as necessidades uns dos outros é o que é importante.

9. Dê ouvidos, não conselhos

Randall diz que quando uma pessoa reclama de um problema ou situação, muitas vezes não é sobre o problema em si, mas sim sobre as emoções subjacentes ligadas à situação. Portanto, em vez de oferecer uma sugestão de como resolver o problema, dê espaço para que seu parceiro fale e se sinta ouvido.

10. Procure as perguntas mais profundas

Qual é a principal coisa que os casais brigam? Você pode estar pensando que poderia ser finanças, família, trabalho ou até mesmo saúde. Nenhum destes está correto.

Seja uma briga que se desenrolou de decidir qual programa assistir ou não colocar o assento no vaso sanitário – novamente, esses argumentos geralmente são estimulados por pequenas divergências que não são problemas em si. Em vez disso, eles representam questões maiores.

“Quando um casal está discutindo sobre qual filme assistir, muitas vezes se transforma em ‘você não respeita minha escolha’ e ‘você não está me ouvindo’, diz Randall.” “Se você pensar sobre isso, no centro dessas lutas está a pergunta ‘você está lá para mim?’”

Randall encoraja os casais a olhar além das brigas superficiais que podem ocorrer no dia-a-dia para resolver os problemas mais profundos em um relacionamento. Ao não se preocupar com as pequenas coisas e, em vez disso, usar a energia para descobrir e resolver problemas mais profundos, os casais podem criar um relacionamento mais transparente e eficaz a longo prazo.

11. Reconheça sua posição

Enquanto trabalha com essas dicas, Randall o incentiva a verificar sua posição pessoal em nossos sistemas sociais, culturais e econômicos.

Como parte de sua pesquisa atual, Randall se concentra em como os estressores externos afetam os relacionamentos de indivíduos que têm um status marginalizado. Seu laboratório descobriu que pessoas de cor, mulheres, casais LGBT e outras populações minoritárias experimentam estresse em taxas desproporcionais em comparação com indivíduos com privilégios percebidos.

“Indivíduos com status marginalizado podem experimentar estressores externos adicionais devido à sua marginalização na sociedade, como sofrer discriminação com base em seu status de minoria sexual ou de gênero. Pesquisas adicionais são necessárias sobre os efeitos a longo prazo dessas experiências, especialmente para o bem-estar do relacionamento.”

O laboratório de Randall coletou dados piloto de indivíduos que possuem vários status minoritários e seus parceiros, incluindo 21 casais do mesmo sexo, nos quais um parceiro apresentou níveis clínicos de sintomas de depressão. Eles estão atualmente analisando os dados e divulgarão os resultados nos próximos meses.

 

Voltar ao Topo