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Açafrão: benefícios impressionantes que talvez você não ouviu falar!

A razão por trás do preço elevado é o método de colheita que exige muita mão-de-obra, tornando o produto caro.

O açafrão é colhido manualmente pela flor de Crocus sativus, mais conhecida como “açafrão de açafrão”. O termo “açafrão” refere-se às estruturas ou borrões semelhantes a fios da flor.

Começou na Grécia, onde era reverenciado por suas propriedades medicinais. As pessoas comeriam açafrão para aumentar a libido, melhorar o humor e melhorar a memória.

1. Um poderoso antioxidante

O açafrão inclui uma variedade notável de produtos químicos vegetais que agem como antioxidantes – moléculas que protegem suas células contra os radicais livres e o estresse oxidativo.

Crocetina e crocetina são todos pigmentos carotenóides e responsáveis ​​pela cor vermelha do açafrão. Ambos os produtos químicos podem ter propriedades antidepressivas, proteger as células cerebrais contra danos progressivos, melhorar a inflamação, reduzir o desejo e ajudar na redução de peso. Pesquisas demonstram que isso pode ajudar a melhorar seu humor, memória, memória e capacidade de aprendizado, além de proteger suas células cerebrais contra o estresse oxidativo.

Por fim, o kaempferol pode ser visto nas pétalas da flor de açafrão. Este composto tem sido associado a benefícios à saúde , como baixa inflamação, propriedades anticâncer e atividade antidepressiva.

2. Pode melhorar o humor e curar sintomas depressivos

Açafrão é apelidado de “tempero do sol”.

Isso não se deve apenas ao tom diferente, mas também porque pode ajudar a melhorar o seu humor.
Em um resumo de cinco estudos, os suplementos de açafrão são mais eficazes que os placebos no tratamento dos sintomas de depressão leve a moderada.

Outros estudos descobriram que tomar 30 mg de açafrão por dia era tão eficaz quanto Fluoxetina, Imipramina e Citalopram – tratamentos convencionais para depressão. Além disso, menos pessoas experimentaram efeitos colaterais do açafrão em comparação com outros tratamentos.

Além disso, tanto as pétalas de açafrão quanto o estigma semelhante a um fio parecem ser eficazes contra a depressão leve a moderada.

Embora essas descobertas sejam promissoras, estudos humanos mais longos, com mais participantes, são necessários até que o açafrão possa ser recomendado como tratamento para a depressão.

3. Poderia ter propriedades de combate ao câncer

Açafrão é embalado com antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos.

Em estudos com tubos de ensaio, demonstrou-se que o açafrão e seus produtos químicos matam o câncer das células do cólon, suprimindo seu próprio crescimento, deixando as células normais intactas.

Esse efeito também se refere aos cuidados com a pele, medula óssea, próstata, pulmão, mama, colo do útero e muitas outras células.

Além disso, estudos em tubo de ensaio descobriram que a crocina – que é o principal antioxidante do açafrão – pode tornar as células cancerígenas mais sensíveis aos medicamentos quimioterápicos.

Embora os resultados dos estudos com tubos de ensaio tenham sido promissores, os efeitos anticâncer do açafrão são pouco estudados em seres humanos, e mais pesquisas são necessárias.

4. Pode reduzir os sintomas da TPM

A síndrome pré-menstrual (TPM) é uma expressão que descreve sintomas psicológicos, físicos e emocionais que ocorrem antes do início de um período menstrual.
Estudos demonstram que o açafrão pode ajudar a curar os sintomas da TPM.

Nas mulheres com 20 a 45 décadas de idade, transportar 30 miligramas de açafrão por dia era melhor que o placebo no tratamento de sintomas da TPM, como náusea, dor de cabeça, enxaqueca e dor.
Ainda outro estudo constatou que simplesmente o açafrão doce por 20 minutos ajudou a reduzir os sintomas da TPM, como ansiedade e níveis mais baixos do hormônio do estresse, cortisol.

5. Pode atuar como um afrodisíaco

Afrodisíacos são suplementos ou alimentos que ajudam a aumentar sua resistência.

A pesquisa demonstrou que o açafrão pode ter propriedades analgésicas – especialmente em pessoas que tomam antidepressivos.

Por exemplo, tomar 30 miligramas de açafrão por dia durante um mês melhorou significativamente a função erétil em relação ao placebo em homens com disfunção de ereção relacionada a antidepressivos.

Além disso, uma investigação de seis estudos revelou que tomar açafrão melhorou significativamente a função erétil, a libido e a satisfação geral, mas não as características do sêmen.
Em mulheres com baixo desejo sexual devido ao uso de antidepressivos, 30 mg de açafrão por dia durante um mês compensaram a dor relacionada ao sexo e aumentaram o apetite e a lubrificação sexual, em comparação com um placebo.

6.Pode reduzir o apetite e ajudar na perda de peso

Lanches podem ser apenas um hábito comum que pode colocar você em risco de ganhar peso indesejado.

Com base na análise, o açafrão pode ajudar a evitar lanches, restringindo seu desejo.

Em uma única análise de oito semanas, as mulheres que tomaram pílulas de açafrão se sentiram significativamente mais cheias, comeram menos frequentemente e perderam significativamente mais gordura do que as meninas do grupo placebo.

No entanto, os cientistas não têm certeza de como exatamente o açafrão reduz o apetite e ajuda na perda de peso. Uma teoria é que o açafrão melhora o seu humor, o que, por sua vez, reduz sua vontade de comer um lanche.

7–10 Outras vantagens potenciais de saúde

O açafrão tem sido associado a outros benefícios à saúde que ainda não foram amplamente estudados:

7. Pode reduzir os fatores de risco para doenças cardiovasculares: estudos com animais e tubos de ensaio indicam que as propriedades antioxidantes do açafrão podem diminuir o colesterol no sangue e proteger contra obstruções dos vasos sanguíneos e artérias.

8. Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue: o açafrão pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina – como encontrado em estudos com tubos de ensaio e camundongos com diabetes.

9. Pode possivelmente melhorar a visão em adultos que usam degeneração macular relacionada à idade (AMD): o açafrão parece melhorar a visão em adultos com AMD e proteger contra danos causados ​​pelos radicais livres, que estarão ligados à AMD.

10. Pode melhorar a memória em adultos com doença de Alzheimer: As propriedades antioxidantes do açafrão podem melhorar a cognição em adultos com doença de Alzheimer

11. Simples de melhorar seu plano de dieta

Em pequenas doses, o açafrão apresenta um sabor e aroma sutis e combina bem com pratos saborosos, como paella, risotos e outros pratos de arroz.

O método perfeito para extrair o sabor único do açafrão seria afrouxar os fios na água “sexy”, mas talvez não fervendo. Insira os fios e também o líquido em uma receita própria para obter um sabor mais forte e rico.

O açafrão está facilmente disponível na maioria dos mercados especializados e pode ser comprado como fitas ou em pó. Mas é ideal para obter os tópicos, pois eles oferecem mais versatilidade e, portanto, não são tão propensos a serem adulterados.

Embora o açafrão seja de longe o tempero mais caro do mundo, um toque desaparece e você geralmente não precisa mais do que uma pitada em suas receitas. Na realidade, o uso excessivo de açafrão pode oferecer a suas receitas um sabor medicinal avassalador.

Além disso, o açafrão pode ser encontrado em forma de suplemento.

Riscos, precauções e dosagem

O açafrão é geralmente seguro, com efeitos colaterais mínimos ou nulos.

Em quantidades de cozimento convencionais, o açafrão não parece causar efeitos adversos nos seres humanos.

Como um suplemento alimentar, as pessoas podem consumir com segurança 1,5 g de açafrão por dia. No entanto, apenas 30 miligramas de açafrão por dia são suficientes para colher suas vantagens à saúde.

Por outro lado, altas doses de 5 g ou mais podem ter efeitos perigosos. As gestantes devem evitar altas doses, pois isso pode levar a aborto.

Como com qualquer suplemento nutricional, procure seu médico antes de usar o açafrão na forma de suplemento.

Outro problema do açafrão – principalmente o pó de açafrão é que ele pode ser adulterado com diferentes ingredientes, como beterraba, fibras de seda tingidas de vermelho, incluindo açafrão e páprica.
Portanto, é importante comprar açafrão da marca respeitável para garantir que você obtenha um produto autêntico. No caso, o açafrão parece muito barato, é melhor evitá-lo.

O ponto principal

O açafrão pode ser realmente um tempero poderoso, repleto de antioxidantes.

Tem sido associada a benefícios à saúde , como melhora do humor, libido e desempenho sexual, além de redução dos sintomas da TPM e melhora da perda de peso.

O melhor de tudo é que geralmente é seguro para a maioria das pessoas e é fácil crescer seu plano de dieta. Tente incorporar o açafrão em seus pratos favoritos para aproveitar seus potenciais benefícios à saúde ou comprar um suplemento nutricional online.

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