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5 sementes comestíveis e suas incríveis propriedades

As sementes comestíveis são a fonte de nutrição, pois são uma planta embrionária viva. que permite a renovação, regeneração e sucessão ecológica das plantas e ambientes naturais.

As sementes são alimentos que podem ser mantidos vivos após o armazenamento. Eles contêm, na reserva, os elementos necessários para suportar as primeiras fases da futura planta.

Por isso, é compreensível que estejam entre os primeiros alimentos artificiais por apresentarem altas concentrações de vitaminas, proteínas, minerais, enzimas e óleos essenciais no estado bruto.

Tipos de sementes comestíveis

Existem várias espécies e categorias de sementes:

leguminosas

Basicamente, são sementes limpas e secas extraídas da vagem, como grão de bico, feijão, ervilha, soja, lentilha, entre outras.

São alimentos muito completos que incluem quase todos os nutrientes . Eles nos fornecem 350kcal / 100g. Além disso, eles nos fornecem:

  • Entre 16 e 19% de proteína
  • Carboidratos digestivos lentos
  • Fibra solúvel
  • Ácidos graxos poliinsaturados (ômega 3 e 6) e ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9)

Também foi demonstrado que os legumes podem ajudar a regular o colesterol e o açúcar no sangue.

Eles também ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas e até mesmo alguns tipos de câncer.

As leguminosas são consideradas a principal fonte de proteína vegetal para o homem.

Nozes e nozes

A noz é um tipo de noz de casca dura que contém uma semente. O mais popular é a noz que vem da noz.

Em inglês, eles usam o termo para se referir também a castanhas e avelãs.

Este tipo de semente é rico em gorduras boas com alto teor de antioxidantes, vitamina E e minerais.

Esses benefícios nutricionais são manifestados por:

  • Redução de doenças cardiovasculares e circulatórias
  • Melhor transmissão do sinal nervoso
  • Fortalecimento dos sistemas esquelético, muscular e nervoso

sementes oleaginosas

Eles são aqueles dos quais o petróleo pode ser extraído. É o caso das sementes de gergelim, girassol ou abóbora, entre outras.

Da mesma forma, eles funcionam como um suplemento alimentar devido ao seu conteúdo saudável de proteína e gordura.

Sementes comestíveis e suas propriedades

Assim que tivermos um breve resumo do tópico, compartilharemos individualmente os detalhes de 5 sementes comestíveis com propriedades incríveis.

1. Sementes de girassol

  • As sementes de girassol contêm cerca de 36% de óleo e 23% de proteína.
  • Eles são uma fonte de vitaminas E, B1, B2 e B3 e oferecem minerais como potássio, ferro, magnésio e fósforo.
  • Contribuem para os ácidos graxos ômega 6, muito importantes para o metabolismo celular e para reduzir o risco de doenças circulatórias e cardiovasculares.
  • Eles também contêm fibras solúveis e insolúveis, que promovem a função intestinal correta.

2. Sementes de abóbora

  • As sementes de abóbora são uma boa fonte de proteína porque com apenas 100 g obtemos cerca de 54% das nossas necessidades diárias.
  • Eles também contêm ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6) que reduzem os níveis de colesterol e promovem a função circulatória adequada.
  • Por conterem vitaminas do complexo B, vitamina E, ácido fólico, fósforo, magnésio e ferro, são recomendados em caso de deficiência desses nutrientes no organismo.
  • Por outro lado, eles contêm cucurbitacinas, que ajudam a eliminar os parasitas intestinais.

3. Sementes de linho

  • A linhaça é particularmente reconhecida por seu rico ácido alfa-linolênico (ALA, parte do ômega 3) e fornece vários nutrientes como carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas B e E, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, entre outros . de outros.
  • Juntos, eles atuam como antioxidantes, antiinflamatórios e anticoagulantes.
  • Eles também são muito úteis quando se sofre de constipação e inflamação intestinal.

4. Chia

É reconhecida como a principal fonte vegetal de ômega 3. São muito ricas em vitaminas (especialmente complexo B) e minerais (cálcio, manganês, fósforo, zinco e potássio).

Seus efeitos são conhecidos por reduzir as dores nas articulações, perda de peso e melhorar o trânsito intestinal.

Previne problemas cardiovasculares e diabetes, além de ser isento de glúten.

É importante ressaltar que a chia é uma semente concentrada em calorias, pois 100 gramas equivalem a 500 kcal, por isso deve ser consumida com moderação.

5. Amendoim

Este alimento contém uma boa porcentagem de ácidos graxos monoinsaturados (cerca de 75%) , ajudando a reduzir a mortalidade por doenças cardíacas.

Também contém albumina, carboidratos, minerais (ferro, cálcio e fósforo) e vitaminas (A e B1).

O amendoim é muito nutritivo e tem maior teor de proteína do que outras leguminosas, ainda mais do que a carne, e fornece energia.

De acordo com dados do Instituto Estadual de Cancerologia (IEC) do México, o amendoim é conhecido por reduzir o risco de câncer de mama  e ajudar a desacelerar o crescimento das células cancerosas.

dicas

  • Coma sementes cruas. Ao consumir essas sementes expostas a altas temperaturas, seus componentes nutricionais são quebrados e vitaminas e minerais são alterados.
  • Evite sementes açucaradas ou salgadas.

Como você notou, o consumo equilibrado de sementes comestíveis é benéfico para nossa saúde e nosso corpo. Da próxima vez que você comprar, certifique-se de incluir alguns na lista.

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